Dostoiévski era ateu?

Fiodor Dostoiévski (1821-1881) foi um grande escritor romancista russo. Dostoiévski era focado no problema do mal: Como pode existir um Deus bom e amoroso se o mundo está cheio de tanto sofrimento e mal? Em sua obra Os irmãos Karamázov, na parte intitulada “O Grande Inquisidor”, o problema do mal é tratado de modo tão convincente, que algumas pessoas ficam com a impressão que Dostoiévski era ateu, e que a postura do Grande inquisidor é sua.

O escritor faz a defesa do teísmo em duas frentes: Uma afirmativa e outra negativa. No lado afirmativo ele argumenta que o sofrimento do inocente pode aperfeiçoar o caráter e levar o individuo a uma comunhão íntima com Deus. Do lado da negação, ele mostra que quem nega a existência de Deus, acaba embarcando em um relativismo moral, de moto que o ateu não pode condenar nenhuma ato, por mais terrível e repugnante que seja.  Viver coerentemente com essa ideologia de vida é impossível. Logo, o ateísmo não tem esperança e termina logicamente em suicídio.

Os romances de Fiodor abordam com grande impacto esses temas. Em Crime e Castigo, um jovem ateu, defensor do relativismo moral, mata de forma perversa uma idosa. Embora achando que não deve se sentir culpado, é consumido pela culpa, até que confessa o assassinato e entrega a sua vida a Deus.

Os irmãos Karamázov é a história de quatro irmãos, e um deles mata o seu pai porque seu irmão ateu Ivan lhe falou que não existem absolutos morais. Não conseguindo mais viver com suas doutrinas filosóficas, Ivan entra em paranóia. Os outros irmãos, um que foi acusado injustamente do assassinato do pai, e o outro um jovem sacerdote ortodoxo russo, descobrem no sofrimento o aperfeiçoamento do seu caráter  e o relacionamento com Deus.

Para Dostoiévski a decisão de seguir a Cristo tem de ser tomada em solidão e ansiedade.Cada um tem de se deparar com a angustia de um mundo sem Deus e, na solidão da sua alma, entregar-se a Deus pela fé.

Referência

Apologética Contemporânea. William Lane Craig

Em vídeo:

Anúncios

3 comentários sobre “Dostoiévski era ateu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s