Adão e Eva existiram, ou são apenas um mito?

Existem boas evidências para crermos que Adão e Eva foram pessoas reais. Gênesis 1-2 mostra-os como pessoas reais, e narra importantes acontecimentos das suas vidas (o que é histórico). O casal teve filhos que foram pessoas reais, que também tiveram filhos reais (Gn 4).

O registro de fatos históricos posteriores no Livro de Gênesis e cronologias posteriores no AT colocam Adão no topo da lista (1 Cr 1.1).

No Novo Testamento Adão está no início da lista dos ancestrais de Jesus (Lc 3.38). Jesus referiu-se a Adão e Eva como os primeiros “macho e fêmea”, fazendo dessa união a base do casamento (Mt 19.4). O Livro de Romanos escrito por Paulo, coloca que a morte literalmente reinou no mundo trazida por um “Adão” literal (Rm 5.14), em 1 Coríntios 15.45 manifesta que Adão é uma pessoa histórica.  Em 1 Tm 2.13, Paulo diz que primeiro foi formado Adão, depois Eva, ou seja fala de pessoas reais.

Logicamente teve que existir um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, para que a raça humana começasse a existir. A Bíblia chama esse casal de Adão e Eva, e não há por que duvidar de sua real existência.

Como a ciência aborda a questão.

É a Antropologia Descritiva (ou Etnologia) que estuda as etnias humanas. A Lingüística estuda as línguas. A origem comum da humanidade a partir de um par original é chamada de monogenismo, e esse conceito também é aplicado na origem das línguas.

A Bíblia é utilizada como fonte de hipóteses, sustentadas por evidências para se chegar à origem das etnias e das diversas línguas.

O que as outras culturas falam sobre o casal primordial

Adão, ou Adam, em aramaico, que dizer “tornar vermelho” ou “ficar vermelho” o que sugere que ele era um tipo de ruivo. (lembrando que ele foi feito do barro). Na tradição hindu, aparece o ancestral Adamu; e na tradição sumeriana, aparece Adapa. De acordo com a tradição sumeriana, Adapa vivia em um lugar em que não havia morte, o ar era puro e a água, limpa. Adapa, no entanto, acabou perdendo o direito à vida eterna. Várias culturas possuem  relatos que revelam uma origem comum para a humanidade, com um homem e uma mulher no jardim do Éden.

Referências

Manual de dificuldades Bíblicas. Norman Geisler & Thomas Howe

Por que creio. Michelson Borges

Anúncios

Um comentário sobre “Adão e Eva existiram, ou são apenas um mito?

  1. Não há mito, é pura verdade, crer na palavra de Deus é acreditar em cada palavra da bíblia, afinal foram inspiradas pelo espirito santo de Deus a homens escolhidos para redigir a bíblia de acordo com a mensagem recebida de Deus.
    Adão e Eva e o jardim do Édem é uma realidade, segundo a história ainda existem o jardim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s