As Institutas de Calvino e o Conhecimento de Deus

O texto teológico clássico de João Calvino é as Institutas da Religião Cristã. É um volume de doutrinas cristãs que ajudam a compreender as Escrituras em sua totalidade.  Elas enfatizam a unidade das Escrituras que, antes era analisada na maioria das vezes como uma série de narrativas e declarações desconexas.

A edição das Institutas de 1559 inicia com uma ampla discussão sobre como podemos saber algo sobre Deus. Calvino declara que sem um conhecimento de Deus, não podemos conhecer de fato a nós mesmos; sem nos conhecermos não podemos conhecer a Deus. O conhecimento de Deus não se separa do conhecimento da natureza humana ou do mundo, mas também não se confundem.

Calvino ressalta que podemos discernir um conhecimento geral de Deus através de sua criação: na humanidade, na ordem natural e no processo histórico em si. Deus deu aos seres humanos uma percepção inata de sua Existência. É como se algo tivesse sido gravado no coração de cada pessoa. Calvino diz que o discernimento de Deus é comum a todos, não importando se a pessoa está dentro ou fora da comunidade cristã.

No entanto, nosso conhecimento de Deus é imperfeito e confuso, até mesmo contraditório. O Pecado ajuda a aumentar a neblina cognitiva entre Deus e a humanidade.  É somente por meio das Escrituras que se têm acesso ao conhecimento das ações redentoras de Deus na História, culminando com a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Calvino acrescenta que a Escritura deve ser lida com a ajuda do Espírito Santo para ser devidamente compreendida.  Deus, só pode ser plenamente conhecido por meio de Jesus Cristo, o qual, só será devidamente conhecido por meio das Escrituras. A natureza, portanto, aponta para as Escrituras, e as Escrituras apontam para Cristo.

Referência

Apologética cristã no século XXI. Alister McGrath

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s