Como o Universo pode ser jovem como pregam boa parte dos criacionistas se as distâncias entre as estrelas podem chegar a até 12 ou 15 milhões de anos-luz?

 

O primeiro fato que temos que ter em mente é não confundir a distância medida em anos-luz com o tempo, é somente distância.

Algumas suposições:

Se Einsten estiver correto e o espaço for curvo, então a luz poderia viajar por uma distância entre 12 a 20 milhoes de anos-luz em uma questão de alguns milhares de anos.

Einsten também disse que a luz se dobra pela força da gravidade à medida que ela viaja com “objetos pesados”, ou seja estrelas e galáxias, e hoje sabe-se que ele estava certo.

Uma idéia recente e tolerável na ciência é que, talvez a velocidade da luz não seja uma constante verdadeira. A velocidade da luz parece ser constante hoje, mas foi mais rápida no passado.  No artigo escrito por Dr. Barry Setterfield da Austrália em 1982, com o título “ A velocidade da luz e a Idade do Universo”, o autor prega que os dados indicam que a velocidade da luz poderia ter sido algo próximo ao infinito em velocidade menor do que 10.000 anos atrás, assim permitindo que a luz atravessasse a uma distancia entre 12 a 20 bilhões de anos-luz em somente algumas centenas de anos.  Para alguns cientistas, inclusive evolucionistas, a velocidade da luz não é uma constante e o ano luz na melhor das hipóteses, uma medida variável, ou na pior das hipóteses, uma variável inútil.

Muitos cientistas também argumentam que luz está sujeita à 2ª Lei da Termodinâmica, então a velocidade da luz deve diminuir com o passar do tempo.

Somos capazes de medir a velocidade da luz apenas dentro do nosso sistema solar. Não somos capazes de medi-la entre as estrelas e galáxias. Como a luz viaja através do universo, ela varia de acordo com a densidade do local, por exemplo ela viaja mais devagar na água do que no ar ou vácuo.

Conseqüentemente, a velocidade da luz teria sido muito mais rápida inicialmente quando começou a cruzar o universo, mas estaria diminuindo com o passar do tempo, até o chegar à velocidade que percebemos hoje.

É claro que todas essas idéias podem ser verdadeiras ou não, ou apenas uma delas ou a combinação delas, ou até mesmo uma outra idéia que não entendemos ainda, o fato é que a idéia do  Bigbang ou de um universo que foi criado estático  é mais coerente do que a idéia de um universo eterno como querem os ateus,  devido a impossibilidade de um infinito real e a 2ª Lei da Termodinâmica.

Referência

Criação x Evolução. Onde está a verdade científica? Dr. Grady S. MacMurtry

Anúncios

Um comentário sobre “Como o Universo pode ser jovem como pregam boa parte dos criacionistas se as distâncias entre as estrelas podem chegar a até 12 ou 15 milhões de anos-luz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s