O que é o amor?

A definição do que seja o amor é tarefa difícil. Paulo em 1 Coríntios 13.4-7, descreve o amor, mas não o define. No entanto, ele ressalta uma das principais características do amor: amar é desejar e fazer o bem ao próximo e até mesmo aos inimigos. Desta maneira, devemos imitar a Deus que deseja fazer o bem a todos, dando-lhes existência e suprindo suas necessidades. Devemos fazer o bem a todos, ao invés de buscarmos apenas o nosso próprio bem.

O amor deve dá sem exigir algum retorno. Os gregos classificavam em três os tipos de amor: Eros, fileo e ágape. Eros seria o amor egoísta que busca seus próprios interesses e desejos, é o amor sensual, erótico. Fileo é o amor fraternal, amistoso, nesse tipo de amor há uma troca: “é dando que se recebe”. O ágape é o amor incondicional. Ele se doa e não exige nada em troca. Jesus praticou esse tipo de amor quando ajudou as pessoas que não podia recompensá-lo, deu sua vida por pecadores que estavam condenados ao inferno. Esse é tipo de amor que devemos imitar e que emana de Deus.

A rigidez do Amor

O amor também é rígido. A correção é característica do amor de Deus. “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe como filho” (Hb 12.6). O amor de Deus enfrenta nossos vícios sem violar nosso livre – arbítrio. Jesus quando precisou tomou atitudes firmes como a expulsão dos vendilhões do Templo. Ele enfrentou os fariseus chamando-os de hipócritas, sepulcros caiados e etc (Mt 23).

O amor não é apenas sentimento, mas sim um compromisso de fazer o bem para o outro. Jesus quando decidiu ser crucificado pelos nossos pecados, agiu não apenas baseado em seus sentimentos, mas assumiu um compromisso diante de Deus que não foi nada fácil.

A Fonte do Amor Verdadeiro

A Bíblia nos fala que “Deus é amor” 1 Jo 4.16. Tendo Deus a natureza do amor, ele pode doar amor às suas criaturas que são feitas à sua imagem e semelhança. Qualquer ética de amor que não inclua Deus é incompleta ou imperfeita. Se Deus é amor, precisamos conhecer a Deus para compreendermos a natureza do amor.

Há duas formas que Deus se deixa conhecer: através da revelação geral (na natureza e na consciência) e através da revelação especial (Bíblia Sagrada). Qualquer pessoa pode sentir o amor de Deus através da Revelação geral, expressa na criação e no compromisso de fazer o bem quando nossa consciência nos acusa de erro.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

1 Coríntios 13:4-7

Referência

Respostas aos céticos. Norman L. Geisler & Ronald M. Brooks

Anúncios

3 comentários sobre “O que é o amor?

  1. A Bíblia define, sim, o que é o AMOR.
    A caridade, segundo a Bíblia, é o amor perfeito que existe somente no coração de Deus, cujas características são a imparcialidade (abrange a todos indistintamente) e a incondicionalidade (não espera nada em troca).
    E como podemos conhecê-lo? Pela sua manifestação, quando Deus se fez carne, habitou entre nós e deu a Sua própria vida para salvar a humanidade; não há amor maior do que esse (João 15:13).
    Assim sendo, podemos dizer que o sacrifício de Jesus Cristo é a mais pura e mais perfeita demostração do verdadeiro amor.
    E o que devemos fazer para obter esse maravilhoso sentimento? Devemos crer no nome do Filho de Deus e darmos as nossas vidas pelos nossos irmãos, seguindo o exemplo do divino Mestre (1 Jo 3:16,23).
    Deus te abençoe!!!

    Curtir

  2. Complementando meu comentário anterior, gostaria de dizer que entendo que o homem, por si só, não consegue atingir o padrão de amor recomendado pelo Senhor, como, por exemplo, em Mt 5:43-44.
    Nesse versículo, Jesus nos ensina que devemos, como Ele, amar os nossos inimigos, ao invés de amarmos somente aqueles que retribuem esse amor; além disso, devemos, ainda, orar por aqueles que nos maltratam e nos perseguem.
    Todavia, somente quem experimentou o amor de Deus em sua vida consegue entender o que significa ser amado sem reservas e pode, então, buscar a perfeição desse sentimento, encontrado unicamente no coração de Deus.
    Ao homem natural, isso é impossível, cabendo-lhe, primeiramente, crer para receber o Espírito Santo e, assim, com Sua ajuda, alcançar a manifestação do amor divino em seu coração.
    Paz!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s