Argumentos a favor da Existência de Deus – Argumento da Causalidade Eficiente

É um argumento muito parecido com o argumento da mudança. Notamos que algumas coisas causam outras coisas. Um homem tocando um instrumento musical está causando uma música. Se ele parar de tocar a música também para. Relembrando o argumento da mudança, concluímos que todas as coisas precisam de uma causa presente fora de si mesmas para que possam existir. Tudo que existe, portanto, têm necessidade de ser causado à existência. Mas qual é a causa?

Dizer que Deus não existe é afirmar que toda a realidade seria causada pelo nada. É uma afirmação incoerente. A hipótese que diz que não há um Ser não causado é absurda. Tem de existir algo não causado, do qual todas as coisas que precisam de causa eficiente para existirem sejam dependentes.

A existência é como um presente doado pela causa ao efeito. Se não há ninguém que tenha o presente, então este presente não pode ser passado para frente. Se não existir um Deus que possua auto-existência, então o dom da existência não poderia ser passado adiante às criaturas. Se nós existimos, tem de existir um Deus, um Ser não causado, que não recebeu a existência de ninguém, diferente de qualquer outro nessa cadeia de receptores da existência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s