O agnosticismo de Kant derrubado com poucas palavras!

Resultado de imagem para imagens kant

A filosofia de Kant prega que não existe meio de saber nada sobre o mundo real, nem mesmo as coisas verificáveis empiricamente. Segundo Kant, ao olharmos para uma árvore, apenas conhecemos o fenômeno que nossa mente categoriza sobre a árvore. Pessoas comuns na rua, como eu, não duvidam daquilo em que enxergam com seus próprios olhos, é por isso que a Filosofia muitas vezes é criticada, pois tenta fazer do óbvio uma coisa obscura. Mas como existe a boa e a má ciência, também existe a boa e a má filosofia.

A filosofia de Kant nesse aspecto é uma filosofia ruim, comete o mesmo erro de Hume, violando a lei da não-contradição, quando contradiz sua própria premissa ao dizer que ninguém pode conhecer o mundo real, enquanto afirma conhecer alguma coisa sobre ele, a saber: “que o mundo real é impossível de ser conhecido”.

Kant comete também a falácia chamada de “nada mais”. O filosofo diz que as informações que chegam à nossa mente nada mais são do que fenômenos. Mas, para afirmar isso com certeza, ele precisaria ser capaz de ver mais do que simplesmente o fenômeno. Para diferenciarmos uma coisa de outra é preciso perceber onde termina uma e começa a outra.

Se não há maneira de distinguir entre o fenômeno e o númeno, então não podemos ver em que aspectos eles diferem. Diante disso faz muito mais sentido assumir que eles são a mesma  coisa.

Referência

Não tenho fé suficiente para ser ateu. Norman Geisler & Frank Turek

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s