Os pais da Igreja eram católicos romanos?

Resultado de imagem para pais da igreja imagens
Orígenes

É um erro anacrônico impor aos pais da igreja o conceito de que eles eram “católicos romanos”. Devemos entender o que eles queriam dizer quando se diziam “católicos”. Tratar a palavra “católico” como sinônimo da expressão “católico romano” tem privado muitos cristãos reformados ou evangélicos de sua antiga herança.

A palavra “católico” se origina da palavra grega katholikos, que literalmente significa “pertencente ao todo” ou “universal”. Quando foi usada para designar a igreja cristã no período patrístico, ela se referia à comunidade unificada de todos os verdadeiros crentes no mundo: aqueles que acreditavam no Cristo ressurreto, cuja a doutrina era ortodoxa e cuja a fé era identificada com o testemunho ocular dos apóstolos.

Quando o catolicismo romano passou a existir?  

Não é tarefa fácil identificar o momento certo de sua origem, devido à constante evolução da Igreja Católica Romana. Não restam dúvidas, sendo justo dizer que muito de suas doutrinas e práticas são encontradas na própria Bíblia e no cristianismo do primeiro século. No entanto, o catolicismo romano de hoje, carrega elementos diferentes do catolicismo romano do período medieval.

A igreja Católica Romana inclui em suas atuais doutrinas a infalibilidade papal, dizendo que o mesmo é o herdeiro de Pedro e realiza um ministério ininterrupto em nome dele. Soma-se a isso, a idéia de que a Igreja de Roma deve ser a sede preeminente do cristianismo em todo o mundo latino.

Com essas doutrinas postas, podemos identificar uma data aproximada da origem da Igreja católica Romana. Por causa do enfraquecimento do governo imperial, devido às invasões bárbaras, os bispos se viram forçados a assumir cada vez mais uma liderança pública. Devido ao prestígio de Roma e a deferência da população à capital, o bispo de Roma (ou papa, como começou a ser chamado), tornou-se o único líder da Igreja Latina, afirmando ser a voz viva de Pedro. Com base nessas considerações, podemos datar o surgimento do catolicismo romano por volta de 500 d.C.

Portanto, o “catolicismo” não é uma forma abreviada de dizer catolicismo romano, o cristianismo católico foi estabelecido muito antes de surgir a Igreja Católica Romana como tal. Ser católico é simplesmente ser parte do corpo de Cristo mundial. Temos que entender que catolicidade é um objetivo nobre e digno para todos os crentes, ser católico é unir-se a todos que “lutam pela fé entregue aos santos de uma vez por todas” (Jd 3). Esse era o catolicismo dos pais da igreja antiga.

Os reformadores

Em geral, os reformadores consideravam os primeiros pais da igreja seus aliados. Com freqüência os reformadores citavam a igreja antiga de maneira positiva, exatamente o modelo ao qual estavam tentando retornar. Os reformadores entendiam que o cristianismo original puro foi maculado por séculos de abuso papal.

Os comentários de Lutero são carregados de citações patrísticas. Ele estudou exaustivamente os pais da Igreja, embora tivesse em mente que uma reforma baseada nos escritos deles e nos antigos credos seria impossível de se alcançar.

João Calvino se considerava mais fiel aos pais da Igreja antiga que a Igreja Romana. Ele disse que em muitos pontos teológicos, os ensinamentos da igreja antiga corroboram a Reforma. Toda essa historiografia do monopólio católico por uma lado e de uma visão de “queda do cristianismo” por parte dos evangélicos já no período dos pais apostólicos, rouba dos crentes contemporâneos porções enormes do legado histórico cristão.

Referência

Conhecendo os Pais da Igreja. Uma introdução evangélica. Bryan M. Litfin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s