E Felipe Pondé voltou a ser ateu!

Pois é o conhecido filósofo brasileiro agora é um ex ex-ateu! Em uma entrevista que foi bastante repercutida na internet, o pensador Luiz Felipe Pondé disse que tinha deixado de ser ateu! nosso blog até repercutiu essa entrevista, veja:

https://exateus.com/2016/01/25/filosofo-luiz-felipe-ponde-explica-por-que-deixou-de-ser-ateu/

Agora visitando por acaso seu canal no youtube, vejo que ele utiliza os mesmos argumentos que deu nessa entrevista, para dizer que é Ateu! Não pasmem! porque ele mesmo disse que tem um pensamento muito confuso sobre isso! Assista o vídeo também:

Das duas uma: ou ele se enquadra na parábola do Semeador, onde a semente caiu em terra ruim, não tinha raiz, foi sufocada pelos espinhos e murchou, ou ele fez igual ao Apóstolo Pedro que quando estava entre os judeus era de um jeito, e quando estava entre os cristãos era de outro! por isso foi repreendido por Paulo!

Então vamos repreender e tentar colocar um pouco de luz nos argumentos de Pondé, que ele diz que o transformaram em ateu:

Ele começa dizendo que o mal e o bem não existe a priori, vamos ver o que C.S. Lewis têm a dizer sobre isso:

Se “ser bom” significasse apenas fazer algo que a sociedade considera bom, então não precisaríamos do Bem, poderíamos concordar com o panteísmo de Spinoza. Muita gente pensa que o bem e o mal são apenas dois lados da mesma moeda. Mas enquanto o bem tem valor em si mesmo, ninguém ama o mal pelo mal. Nós sempre fazemos o mal com vista a um objetivo, e não pelo simples e puro ato de ser mau. Imagine a coisa mais maligna que você poderia fazer. Por mais maligno que seja seu plano, se vier alguém e mudar seu plano, você talvez diga: “Não estrague meu plano perfeito!”. O mal é apenas um modo incorreto de procurar pelo bem. No cristianismo não há dualismo entre Bem e Mal, porque o modo de existência do Bem é diferente do modo de existência do Mal, de forma que não são dois lados da mesma coisa. O mal é ausência de bem!

Pondé – Sou Darwinista, acredito que o Universo é fruto do acaso! aqui as refutações que você encontra no blog sobre isso:

https://exateus.com/2015/08/22/a-evolucao-e-um-fato/

https://exateus.com/2015/09/23/a-experiencia-de-miller-ratifica-mais-o-designe-do-que-o-acaso/

https://exateus.com/2015/10/11/como-se-organizou-a-primeira-vida-acaso-ou-milagre/

https://exateus.com/2015/10/17/qual-a-probabilidade-de-uma-celula-surgir-por-acaso/

https://exateus.com/2015/09/25/a-complexidade-de-um-microbio-produto-do-acaso/

https://exateus.com/2015/08/04/somos-apenas-poeira-das-estrelas-principio-antropico-fraco-x-principio-antropico-forte-e-a-evidencia-de-deus/

https://exateus.com/2015/06/20/probabilidades-para-a-existencia-da-vida-no-universo/

https://exateus.com/2015/03/18/resposta-da-terceira-objecao-deus-continua-vivo-e-passa-bem/

Dá para perceber em uma de suas falas no vídeo que ele usa argumento Freudianos para dizer que alguns religiosos o são porque castraram o pai, mataram o pai ou sei lá, ficou meio confuso, mas aqui as refutações sobre a teoria freudiana e os religiosos:

https://exateus.com/2015/08/24/deus-e-uma-mera-projecao-psicologica/

https://exateus.com/2016/06/11/mais-novo-lancamento-da-serie-ramos-do-saber-e-ateismo-psicologia-versus-ateismo/

Outro argumento que Pondé utiliza parece ser o mesmo argumento do lunático  e patético Richard Dawkins, que diz que o Universo parece não ter sentido, indico:

https://exateus.com/2015/10/20/william-paley-da-a-volta-por-cima-em-dawkins-o-relojoeiro-nao-e-cego/

https://exateus.com/2016/03/04/a-fraqueza-argumentativa-do-ateu-filosofo-bertand-russel/

Para ele o sentido da vida é o gozo das coisas que ele faz, é o mesmo argumento niilista que por mais que tentam sofisticá-lo é quebrado nos atos supe-rogatórios, vejamos:

https://exateus.com/2015/09/05/a-inviabilidade-do-niilismo/

https://exateus.com/2015/09/07/a-moralidade-ateismo-atos-super-rogatoriosdilema-de-eutifron-recompensa-divina-e-outras-ponderacoes/

Pondé conclui seu pensamento, dizendo que cabe ao religioso o Onus da prova que Deus existe, isso é uma espécie de empirismo ingenuo, ele mesmo disse que é empirista:

https://exateus.com/2015/08/23/eu-nao-posso-ver-deus-entao-deus-nao-existe/

Pondé ainda minimalizou o chamado “Problema do mal” na  Teodiceia, a resposta sobre o Problema do Mal é bem mais sofisticada como ele próprio gosta de dizer, do que simplesmente dizer que Deus vai vencer no final e se conformar com isso!

https://exateus.com/2015/06/19/resposta-a-1a-objecao-uma-vez-que-o-mal-e-o-sofrimento-existem-nao-pode-haver-um-deus-amoroso/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s