YHWH é uma composição de 4 consoantes hebraicas, conhecidas dessa maneira como Tetragrama e estando diretamente associadas a uma importante revelação proferida ao povo por meio do profeta Moisés. Mas além disso, esse termo se liga diretamente a um outro, Yahweh, que é justamente o nome hebraico dado a Deus no antigo Reino de Israel.
Diante disso, “Y” “h” w” e “h” são as consoantes presentes no nome de Deus, para além das vogais A e E que aparecem para formular o nome. Aliás, sua origem e história também são alguns dos pontos interessantes sobre os quais podemos falar aqui.
Origem de YHWH
Esse termo foi utilizado formalmente até o século III antes de Cristo, quando outras nomeações, como Elohim e Adonai passaram a ser formalmente utilizadas pelos fiéis, representando o sentido de Deus e Senhor, respectivamente.
Um fato curioso que vale a pena evidenciar aqui é que Yahweh deixou de ser utilizado por se acreditar que seria divino demais para ser utilizado com certa frequência, assim suas substituições estiveram diretamente ligadas a necessidade de outros termos para que esse, usado anteriormente, não fosse pronunciado.
Isso fez com que posteriormente houvessem até mesmo substituições na Bíblia hebraica, quando os massoretas, judeus responsáveis pelas escrituras, fizeram essas transformações para retirar YHWH , e algo que você pode ainda não saber é que hoje Jeová é uma derivação de YHWH, isso porque na passagem para o latim foi dado esse nome a Deus e Jeová teria ligação com as consoantes, já que seriam escrito como JeHoWaH, considerando que não há a letra Y no latim e ela foi substituída pelo uso do J.
Faça nossos Cursos em Parceria com a Universidade da Bíblia
Poderá ver o vídeo desse assunto no youtube Aqui